Você Sabia?

Quase um diamante – A história por trás da zircônia

Você já deve ter ouvido falar em semijoias com zircônia, aquela pedra brilhante que adorna anéis, brincos e outros acessórios, tornando-os muito mais bonitos. Mas você sabe exatamente o que é uma zircônia?

A zircônia é um mineral raro encontrado na natureza, resultado da cristalização do óxido de zircônio, cristalizada em estrutura monoclínica – que possui limitações no reflexo da luz.

shutterstock_141576169

Porém, a mais usada no mercado de semijoias hoje é a chamada zircônia cúbica. Ela é produzida em laboratório e possuem a mesma estrutura química, porém é cristalizada em estrutura cúbica, ou seja, a luz e o calor se propagam com a mesma velocidade, seja qual for à direção.

O sucesso da zircônia cúbica no mercado de semijoias se dá por ela ser muito parecida com um verdadeiro diamante, muito semelhante a ele em dureza e brilho. Além disso, ela permite a lapidação em diversos formatos e estilos (redonda, coração, gota, oval, entre outros) e pode ser aplicada com facilidade em anéis, colares, pulseiras, brincos e demais tipo de semijoias.

A zircônia cúbica pode ser produzida numa grande variedade de cores, além da incolor. As cores mais frequentes são os vermelhos e os tons de cinza. Para os olhos de uma pessoa leiga, fica quase impossível distingui-la de outras preciosidades, como ametista e granada.

Lendas

Muito antes de ser fabricada, a zircônia já era conhecida pelos povos mais antigos. Acreditava-se que ao ser usada como talismã, traria um sono calmo e um novo espírito de vida. Levá-la junto de si trazia amor e admiração de todos os povos. A árvore de Kalpa, figura simbólica dos deuses hindus, foi descrita pelos poetas como tendo folhas de zircônia.

As lendas a respeito da zircônia são encantadoras e dizem que a zircônia era um anjo-guardião que fora enviado à Terra no tempo em que Adão e Eva estavam no Jardim do Éden. Conta-se ainda, que a pedra trazia boa saúde, sabedoria, honra e prosperidade. Acreditava-se também que aliviava a dor, aumentava o apetite e que foi a pedra-talismã dos comerciantes durante as viagens, pois os protegia dos bandidos da noite. E que dava muita sorte: a presença da zircônia nos bolsos trazia grandes fortunas.

Você já conhecia todas essas virtudes da zircônia? Agora você tem muito mais motivos para escolher semijoias com essa preciosidade.

Deixe um comentário